Acordo com o tempo

A primavera passou, o verão se foi, de novo é outono, o inverno chegou.

Tudo acontece muito rápido. Seria quase imperceptível, não fossem as grandes transformações nas paisagens e a sensação térmica sentida na pele. Essa é a sabedoria da natureza, nos ajudando a perceber que o tempo está passando à medida que tudo à nossa volta vai mudando.

De repente, os barulhos da casa mudaram e já não se ve mais os rastros de bebês deixados pela casa. Sua rotina já não demanda mais os minutos dedicados para recolher brinquedos pela casa. O brinquedos ainda novos já não são mais usados. Afinal onde tinham ido parar os bebês daquela casa? Eles tinham crescido. Agora, os brinquedos eram outros, a rotina era outra, os compromissos eram outros. O tempo passou e agora aqueles bebezinhos, no início tão indefesos, já não precisam tanto de você. O tempo passou e o caos deu lugar à uma casa milimetricamente organizada, os barulhos cederam para um silencio ensurdecedor que chega a incomodar. O tempo transforma tudo! Até o silêncio.

De repente seu bebê se tornou um menino e num piscar de olhos um homem. Ele teve o dom de ficar cada dia mais bonito e o seu amor por ele cada vez maior. Às vezes o tempo pode ser bem generoso, mesmo passando tão depressa. O tempo faz bem para os nossos filhos. O tempo transforma nossos bebês em grandes homens. O tempo transforma nosso coração e ajuda a preencher ele com os sentimentos mais incríveis de sentir. Orgulho, gratidão, amor, certeza, carinho, misturados nos dando a sensação de um amor sem fim. Um amor que cada mãe declara de um jeito. Te amo infinito, te amo do tamanho da galaxia, te amo mais que o tamanho da galáxia… e por aí segue o amor homenageando a via láctea.

O tempo também é generoso com as dores, e com a saudade. Às nossas grandes perdas e aos nossos maiores aprendizados somente o tempo é capaz de ajudar. Somente ele. Ele cura todas as nossas feridas. As do corpo e as da alma. Deixa cicatrizes, porque ele é apenas o tempo e afinal o tempo não é mágico. Mas não existe uma ferida sequer que não cicatrize com o tempo.

O tempo transforma sementes em frutos! Traz a recompensa para quem teve o cuidado no plantio.

O tempo transforma as pessoas bonitas em pessoas interessantes. O tempo traz beleza, ao mesmo tempo que traz rugas. Difícil de explicar, mas com o tempo a parte de fora perde relevância perto da beleza que vai ganhando a parte de dentro.

O tempo é sábio. Ele ensina os mais teimosos a esperar.

Ele é poderoso, porque tem o dom de transformar as relações. Transforma a amiga de infância na melhor amiga para a vida toda. Transforma os namorados em companheiros de uma vida inteira. Transforma o amor entre mãe e filho num amor infinito maior que a via láctea. Transforma a irmã na segunda mãe para os nossos filhos. Transforma o estagiário em um diretor de sucesso. O tempo dá significado à nossa vida e nos ajuda a olhar para o que é essencial.

O tempo é muito generoso, mas ele passa rápido! Num piscar de olhos. Ele não espera. Talvez tenha uma explicação científica para o tempo passar tão rápido. Pode ser, por exemplo, o excesso de gente com suas coisas pesadas causando um peso muito acima do esperado, fazendo a Terra girar mais rápido. Talvez seja apenas a correria do dia à dia que não nos permite perceber o tempo passar e quando nos damos conta, já foi.

De repente já é domingo. De repente acabaram as férias. De repente já é Natal. De repente acabou o ano. De repente já é seu aniversário de novo. De repente os cabelos ficaram brancos. De repente acabou o dia. De repente uma pessoa querida se foi. De repente uma pessoa querida chegou em nossas vidas. De repente a melhor amiga casou. De repente nossos filhos cresceram. De repente o sol se pôs. De repente o grande dia chegou. De repente, o tempo passou.

Quanto mais divertida é a nossa vida, mais “de repente” o tempo passa. E maior é o desejo de ter mais tempo. Por isso,  fez o poeta, em forma de música, uma “Oração ao Tempo”  – “…tempo, tempo, tempo só vou te fazer um pedido: tempo, tempo, tempo.”Às vezes nosso maior desejo é ter tempo.

O tempo passa e sempre vai passar. Não há opção de retrocesso. A única opção é ir em frente. Tendo uma explicação cientifica ou não, parece que ele sempre vai passar de repente. Não temos como parar o tempo, tampouco controlar a sua velocidade.

Portanto tempo, façamos um acordo contigo. Vamos garantir que nas nossas vidas você jamais passe despercebido.

Coração

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *