Com o tempo a gente aprende

Com o tempo a gente aprende a não se importar, a deixar passar, a perdoar. Com o tempo a gente aprende a ficar de bem com a gente mesmo e a gente aprende que é melhor ser feliz do que ter razão.

Aliás, com o tempo a gente aprende que nem sempre é importante ter razão. E aí a gente aprende a desistir de algumas brigas em nome da nossa própria felicidade.

Com o tempo a gente aprende que vai cair e em algumas quedas até se machucar. E ainda aprende, que sempre será capaz de levantar. Aprendemos que todos os machucados se cicatrizam e ensinam.

Com o tempo aprendemos a seguir em frente, sem olhar para trás. E aprendemos que mais importante do que o que carregamos nas malas é o que levamos no coração. Com o tempo a gente aprende que ir para frente é nosso único caminho possível.

Com o tempo a gente aprende a amar, com todo o coração, a se entregar, a amar de volta na mesma proporção. Com o tempo a gente aprende como é importante amar, mas que só é amor se somos amados de volta.

Com o tempo aprendemos a gostar de nós mesmos, com a dor e a delicia de ser o que somos. E melhor ainda, com o tempo a gente aprende a sentir orgulho de quem somos e de quem nos tornamos. Com o tempo a gente aprende qual é o nosso valor.

Com o tempo a gente aprende que nossas colheitas dependem das sementes que plantamos e que nossas atitudes tem consequências. Aprendemos que nada vem se não merecemos ou se não lutamos. Aprendemos que o que é nosso virá, mas que mesmo assim não podemos ficar sentados esperando.

Com o tempo a gente aprende a desistir e também a insistir. Com o tempo adquirimos sabedoria para saber quando devemos fazer um ou outro. Com o tempo aprendemos a não nos importar de fato com algumas coisas e algumas pessoas. Com o tempo aprendemos a seguir em frente.

Com o tempo adquirimos serenidade para qualquer que seja a nossa escolha, porque sabemos o que é bom para a gente. Com o tempo as decisões vão ficando cada vez mais fáceis e quase obvias. Quanto mais a gente aprende, mais certeza a gente tem.

Com o tempo a gente aprende a não ter pressa, mas também a não perder tempo.

Com o tempo aprendemos que é muito mais importante e produtivo focar na solução do que no problema. Porque somente isso vai resolver qualquer situação. E com tempo aprendemos que alguns problemas não terão solução e só o tempo nos ajudará a conviver com isso.

Com o tempo a gente aprende a deixar passar, a deixar pra lá.

Com tempo conhecemos intimamente a resiliência, que nos leva longe e mais fortes. E só depois que o tempo passa somos capazes de perceber isso.

Com o tempo a gente aprende que há pessoas especiais que vão por caminhos diferentes dos nossos e também aprendemos que as verdadeiras amizades são para sempre. O tempo nos mostra com quem podemos contar.

Com o tempo a gente aprende a reconhecer o lugar ao qual pertencemos.

Com o tempo a gente aprende que é preciso chuva para florir e que não há tempestade que dure para sempre. E assim aprendemos a valorizar os dias de sol. Também aprendemos com o tempo que há sempre uma noite entre dois dias e que as noites ficam claras ao raiar do dia. Com o tempo a gente aprende que no dia seguinte, geralmente, fica sempre tudo bem.

Com o tempo a gente aprende a lidar com a saudade e entende que vamos perder pessoas e coisas muito importantes porque assim é a vida. Com o tempo aprendemos a lidar com a dor e fazer das lembranças algo que faz a vida valer a pena que faz o que vivemos no passada ser forte o suficiente para preencher a ausencia.

Com o tempo aprendemos a sermos felizes com as coisas mais simples da vida, a valorizar o prazer de não fazer nada, de encher os pulmões de ar, comer algo realmente delicioso, se perder em uma paisagem paradisíaca, brincar com os filhos. Com o tempo aprendemos a valorizar o tempo.

Com o tempo aprendemos que não precisamos de asas para voar.

Com o tempo aprendemos que somos muito mais felizes em nossos encontros mais simples e íntimos com amigos e família do que nas ocasiões glamurosas em meio a um mar de pessoas desconhecidas. Ah como é bom quando o tempo nos presenteia com essa descoberta.

Com o tempo aprendemos a aproveitar o momento e a olhar para aquilo que dá sentido para vida. Com o tempo aprendemos a não nos demorar onde não somos felizes, porque o passar do tempo vai nos mostrando que a vida passa e isso começa a trazer um pouco de urgência para a vida.

Com o tempo a gente aprende que nada dura para sempre e aprendemos o que realmente importa para a gente. Aprendemos que o que é importante para um, pode não ser muito importante para o outro. E aprendemos a respeitar a escolha e o momento do outro.

E por mais que leve tempo, com o tempo a gente aprende a coisa mais importante da vida, a gente aprende a se ouvir e passa a se conhecer como ninguém. A gente aprende o que faz bem e o que faz mal. A gente aprende a se defender e a lutar. A gente aprende a se importar somente com o que importa. A gente aprende a escolher e a renunciar. A gente aprende que a nossa felicidade está no que dá sentido à nossa vida. A gente aprende que não importa o que o resto mundo pensa, sempre saberemos o que tem valor para a gente. Com o tempo a gente aprende onde está o sentido da nossa vida e assim a gente aprende valorizar o que realmente importa.

Coração

2 thoughts on “Com o tempo a gente aprende

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *